Procurar

Utilização da inteligência artificial no design gráfico

UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DESIGN GRÁFICO

No nosso mercado, a IA costumava significar Adobe Illustrator, mas hoje em dia está a ser associada à Inteligência Artificial. Parece que a IA está a intrometer-se muito rapidamente em quase todos os aspetos da vida. Mas será que a IA pode ser utilizada no design gráfico? Vejamos o que poderia ser um fluxo de trabalho viável.

DIGA AO CHATGPT QUE É UM DESIGNER GRÁFICO E PERGUNTE-LHE

Para este exercício, vamos utilizar a versão gratuita do ChatGPT. Se quiser usar esta versão, basta pesquisar no Google por ChatGPT e criar uma conta gratuita. Eu já fiz isso. Basta dizer ao ChatGPT algo como isto: "Imagina que és um designer gráfico profissional especializado em fazer sinais. Imagine que você é um designer gráfico profissional especializado em fazer sinais. Vou fazer-lhe algumas perguntas para me ajudar a criar um design.

ChatGPT concordou em fingir ser um designer gráfico. Em seguida, é bom fornecer um pouco de contexto para o seu projeto. Aqui está o que eu tentei.

Eis o resultado do ChatGPT:

Devo dizer que esta é uma boa estratégia para o design. Depois de rever esta informação do ChatGPT, já deves ter uma ideia a surgir na tua cabeça! (Assustador, mas é verdade, certo?) Eu já estou a "ver" uma janela com alguns destes elementos! Vamos ver o que conseguimos criar seguindo as sugestões do ChatGPT.

ENCONTRAR UMA PALETA DE CORES

Acabei de escrever "paleta de cores castanho-esverdeado pastel" numa pesquisa no Google e eis o que obtive.

Gosto do da direita, por isso fiz um clique com o botão direito do rato para copiar e depois colei-o no Flexi.

Em seguida, pedi ao Flexi para vetorizar a imagem a cores. Depois disso, criei uma amostra de cor personalizada clicando com o botão direito do rato na amostra atual, escolhendo Nova e, em seguida, clicando com o botão direito do rato na nova amostra em branco e escolhendo Fundir a partir do documento, o que resultou numa nova amostra de cor personalizada.

ENCONTRAR UM MODELO INICIAL

Para encontrar um ponto de partida, fui a www.canva.com e na caixa de pesquisa escreveu "salão de cabeleireiro com cores pastel".

Por isso, descarreguei-o como um ficheiro PDF e abri-o no Flexi.

Ao importar, permiti que o Flexi importasse as letras como um tipo de letra em vez de curvas, porque pretendo alterar os tipos de letra e editá-los. Além disso, abri o Editor de design para poder selecionar vários objectos que pretendo alterar.

Por fim, fiz algumas alterações ao texto e acrescentei uma imagem de um martini que também procurei no Google.

O que é que acha?

Ok, a IA não criou realmente o trabalho, MAS foi muito boa em dar-me um caminho a seguir. Tenho a certeza de que vocês, verdadeiros designers gráficos, poderiam fazer melhor, mas para este velhote, nada mau!

Diga-nos como utiliza a IA no design... e quanto a mim? Está na hora de cortar o meu cabelo e espero que a espera seja longa!

Precisa de ajuda com SAi Flexi ou EnRoute?

O nosso Departamento de Aprendizagem e Desenvolvimento pode ajudar, basta visitar www.adendo.com para começar hoje a sua viagem de aprendizagem.

Também pode aderir ao Comunidade de utilizadores do Flexi onde encontrará conteúdos que não se encontram em mais lado nenhum na Internet e poderá estabelecer contactos com outros utilizadores como você.

por Mark A. Rugen, Diretor-Geral de Aprendizagem e Desenvolvimento, SAi

mais informações

Deslocar para o topo